Como escolher suplementos alimentares
Os posts sobre suplementos alimentares aqui no Fique INforma costumam gerar muita polêmica. Diversos leitores pedem para que eu indique um suplemento e diga como tomar. Isso é fazer prescrição, e como Profissional de Educação Física não estou autorizada. O que posso é orientar como escolher um suplemento de qualidade, diante de tantos tipos e marcas disponíveis no mercado.1. Antes de tomar qualquer suplemento alimentar consulte um nutricionista. É esse profissional que irá determinar se há necessidade de suplementar e qual o tipo de suplemento você pode e/ou deve tomar. Usar o que seu amigo usa ou o que seu professor da academia indicou é jogar dinheiro fora. Leia aqui.
2. A maioria dos suplementos não fazem o efeito que prometem. Esse é um fato cientificamente comprovado. Geralmente os resultados estão ligados à uma boa alimentação e um bom programa de treinamento e não à suplementação. Leia mais sobre esse assunto aqui.
3. Cada suplemento tem uma função específica, o que é bom para seu amigo pode não ser para você. Suplementos a base de proteínas são construtores, os a base carboidratos fornecem energia, há ainda os que tem múltiplas funções, mas é preciso tomar cuidado com essas regras, pois elas não valem para todos. Por exemplo, você pode estar com dificuldade em ganhar massa muscular por uma deficiência na ingestão de carboidratos, portanto se entupir de proteína não vai resolver seu problema. Só um Nutricionista pode avaliar suas reais necessidades.
4. Prefira comprar de lojas (pessoa jurídica), do que de um amigo ou professor. Comprando de uma loja lo, se houver algum problema, será mais fácil reclamar. Você estará amparado pela lei de defesa do consumidor. Pode ser uma loja física ou virtual como essa aqui.
5. Prefira adquirir produtos de marcas conhecidas. Comprando produtos de marcas conhecidas, consolidadas no mercado, as chances de adquirir um produto de baixa qualidade são menores. Se você não conhece nenhuma marca, com certeza seu Nutricionista conhecerá e poderá dar boas dicas.
0 comentários:
Postar um comentário